Wednesday, 22 de January de 2020

GERAL


AEM-TO

Agência de Metrologia realiza Operação Especial Natal e Ano Novo

06 Dec 2019
Cejane Borges/Governo do Tocantins Agência de Metrologia realiza Operação Especial Natal e Ano Novo

Sempre pensando nas relações de consumo, na promoção da concorrência leal e em assegurar a confiabilidade dos produtos que estão sendo comercializados para as festas de fim de ano, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a Operação Especial Natal e Ano Novo, na área de Pré-Medidos, com a fiscalização aleatória em Palmas.


Cerca de 85% dos produtos consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, embalados e pesados sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Compete à AEM fiscalizar se a medida e o peso real do produto são exatamente iguais aos valores descritos nas embalagens. A operação faz parte das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e visa averiguar a pesagem dos produtos da ceia de natal e ano novo, que estão expostos à venda.  Para tanto, serão visitados seis estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas em Palmas, na segunda-feira, dia 9 de dezembro.


Panetones, petiscos, castanhas, bacon, vinho, champanhe, uva passa, nozes, frutas cristalizadas, biscoitos finos, chocolates, azeite, suco de uva, salame, queijos serão recolhidos para os exames laboratoriais que serão realizados na Agência de Metrologia. Após a coleta, serão atestados os dados dos rótulos com o peso averiguado nas balanças da AEM e a conferência das medidas metrológicas. Para isso, os produtos são pesados com e sem as embalagens plásticas e de vidros, com a verificação do peso em kilos e o volume real de cada produto.


O presidente da AEM, Rérison Castro, a Operação Especial Natal e Ano Novo a Operação Natal reforça que as ações da Metrologia Estadual são fiscalizatórias e de cunho harmonioso, visando garantir a concorrência leal e a qualidade dos produtos ofertados à sociedade. “Nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas, padrões legais e ofertar segurança ao consumidor”, pontua a presidente.

 

Ensaios Laboratoriais

Para proceder com os ensaios, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.


Divulgação dos resultados

Após a conclusão dos exames detalhados, realizados em laboratório com a presença de representantes das marcas, será divulgado, ainda no mês de dezembro, os resultados da Operação Especial Natal e Ano Novo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

CNC: intenção de consumo das famílias tem melhor janeiro desde 2015

Em relação ao mesmo período de 2019, crescimento foi de 1,2%


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira