Waldênia Silva*/Governo do Tocantins
Foi constatado, por uma equipe de fiscalização do Procon Tocantins, que o tempo de espera para o atendimento dos consumidores na agência da Caixa Econômica chegou a atingir 1 hora e 47 minutos. Essa demora excede o limite estabelecido pela legislação vigente e por isso, a instituição bancária foi autuada e terá até 20 dias para apresentar sua defesa ao Procon Tocantins.
De acordo com a Lei Estadual nº 3454/2019, as instituições financeiras, como agências bancárias, cooperativas de crédito, casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de atendimento bancário e agências dos correios situados no âmbito do Estado do Tocantins, devem disponibilizar pessoal suficiente e necessário no setor de caixas, de forma a garantir um atendimento em tempo razoável.
“A demora no atendimento não deve exceder o prazo máximo de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados”, destaca o superintendente do Procon Rafael Pereira Parente. “Estamos comprometidos em zelar pelos direitos dos consumidores, garantindo que recebam um atendimento de qualidade e dentro dos prazos cumpridos por lei”, afirma o gestor.
O diretor de Fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, ressalta a importância de o consumidor usar os canais de atendimento e denúncia do órgão. “Orientamos sempre que o consumidor busque primeiramente entendimento com a empresa, mas não havendo solução ou ainda nos casos em que claramente há o descumprimento da lei, o Procon pode ser acionado pelos canais de denúncias 151 e 99216-6840”.
NOTA DA CAIXA
A CAIXA reforça que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. O banco realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades.
A Agência Colinas do Tocantins (TO) funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, e inicia a recepção qualificada dos clientes uma hora antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas e orientação sobre serviços e canais de atendimento CAIXA. Todos os clientes que chegam até as 15h são atendidos no mesmo dia.
Os clientes que necessitem de atendimento presencial contam ainda com as seguintes lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui (CCA) nas proximidades:
️ Loteria Moreira e Ramos – Avenida Siqueira Campos, s/n, Centro
️ Loteria M Maria da Cruz & Cia – Avenida Bernardo Sayão s/n, Centro
️ Correspondente CAIXA Dantas & Alencar Ltda ME – Avenida Pedro Ludovico Teixeira, 1930, Centro
️ Correspondente CAIXA Melo Mota Assessoria Empresarial – Rua Delson da Fonseca, 1224, Centro
O banco também coloca à disposição dos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS, dentre outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). A lista completa de canais de atendimento está disponível emwww.caixa.gov.br/atendimento.
- Adicionalmente, solicitamos nos retornar quando da atualização da matéria com a nota supra e com um número de contato para que possamos nos comunicar.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa da CAIXA