Carregando...

Lula nos EUA

Lançada em Nova York pelos presidentes Lula e Joe Biden, iniciativa vai estimular empregos de qualidade, proteger trabalhadores que atuam nas plataformas digitais e promover o conhecimento sobre direitos trabalhistas

-foto_20230920180711jpg.jpg

Presidentes Joe Biden e Lula se unem para defender uma agenda de justiça e sustentabilidade na economia global. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Os presidentes da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Joe Biden, lançam, nesta quarta-feira (20/9), às 13h, em Nova York, a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras. A iniciativa inédita entre os dois países tem como objetivo promover o trabalho digno.

Por meio da parceria, o presidente Lula unirá forças com o presidente Biden para defender uma agenda de justiça e sustentabilidade na economia global e para garantir que o crescimento econômico não deixe ninguém para trás.

“É a primeira vez em mais de 500 anos da história do Brasil em que você senta com o presidente da República americano, em igualdade de condições, para discutir um problema crônico, que é a questão da precarização do mundo do trabalho”, explicou Lula. Segundo o líder brasileiro, a iniciativa vai apontar para a sociedade e para a juventude a importância de alcançar um trabalho que permita viver dignamente.

Os dois países vão trabalhar em estreita colaboração com parceiros sindicais do Brasil e dos EUA, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). E pretendem envolver outros países e parceiros globais na iniciativa, e assim fomentar um desenvolvimento inclusivo, sustentável e amplamente compartilhado com todos os trabalhadores e trabalhadoras.

As atividades conjuntas dos dois países com os parceiros têm como objetivo:

» Ampliar o conhecimento público sobre os direitos trabalhistas e oferecer oportunidades para que os trabalhadores e trabalhadoras se capacitem para defender seus direitos

» Reforçar o papel central dos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo que a transição para fontes limpas de energia proporcione oportunidades de bons empregos para todos e todas

» Em estreita colaboração com os nossos parceiros globais, estabelecer uma agenda centrada em aumentar a importância dos trabalhadores e trabalhadoras em instituições multilaterais como o G20, a COP 28 e a COP 30

» Apoiar e coordenar programas de cooperação técnica relacionados ao trabalho

» Promover novos esforços para capacitar e proteger os direitos trabalhistas de trabalhadores e trabalhadoras nas plataformas digitais

» Envolver parceiros do setor privado em abordagens inovadoras para criar empregos dignos nas principais cadeias de produção, combater a discriminação nos locais do trabalho e promover a diversidade

1,2 milhão de empregos

A iniciativa pretende fortalecer e expandir a colaboração bem-sucedida entre Brasil e Estados Unidos em temas como promoção da igualdade racial, proteção do meio ambiente e enfrentamento da crise climática, fortalecimento da democracia e defesa dos direitos dos trabalhadores.

Essa nova parceria é perfeitamente compatível com o compromisso do presidente Lula com a geração de emprego e com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, para induzir um desenvolvimento econômico e social, sustentável e equitativo. O governo federal valoriza o papel dos trabalhadores e dos sindicatos no fortalecimento da democracia.

Nos primeiros oito meses, o governo brasileiro:

» Gerou 1,2 milhão de empregos, projetando cerca de 2 milhões no ano de 2023

» Recuperou a política de valorização real, acima da inflação, do salário mínimo

» Promulgou a Lei da Igualdade Salarial para mulheres e homens

» Realizou acordos nacionais e setoriais para promoção do trabalho decente no setor da cafeicultura e vitivinicultura

» Estabeleceu um Grupo de Trabalho tripartite para regulamentação do trabalho em plataforma

digitais/aplicativos

» Estabeleceu um Grupo de Trabalho tripartite para promover a negociação coletiva e boas relações de trabalho

» Encaminhou a mensagens pela ratificação das Convenções da OIT 129, 156, 187, 190 e Protocolo da Convenção 29.

» O Brasil também aderiu em julho à Parceria Multilateral sobre Organização, Empoderamento e Direitos dos Trabalhadores e Trabalho (M-POWER)

Fonte:Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Entre as duas agendas na região de Filadélfia, Jorge ainda esteve em Xambioá, para mais uma celebração especial em homenagem às mães da cidade

Obra na Avenida Francisco Galvão da Cruz foi concluída nesta quinta-feira, 31; toda extensão da via recebeu o novo asfalto em apenas três dias

Edu Fortes/Secom Palmas.

1° Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação reúne representantes de 22 estados brasileiros

Com diretrizes nacionais bem definidas e o suporte do Governo Federal, espera-se assegurar maior proteção à população Tocantinense e avançar significativamente na área de segurança pública

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da escolha do local para a celebração. “Essa ação do senador de comemorar o aniversário aqui na Fazenda da Esperança é importantíssima