Carregando...

Política

Obras de infraestrutura e federalização de rodovia estão entre as ações prioritárias elencadas pelo Chefe do Executivo Estadual, que já está em Brasília, no Fórum de Governadores

-foto_20230127101225jpg.jpg

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, discute obras de infraestrutura e federalização de rodovia no primeiro Fórum de Governadores que ocorre na manhã desta sexta-feira, 27, em Brasília, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. As pautas também foram apresentadas pelo Governador durante a Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e da Reunião Preparatória para o Fórum, na segunda-feira, 23.

Em ofício encaminhado ao presidente Lula, por meio da Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o governador Wanderlei Barbosa elenca como prioritário a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, ligando os municípios de Filadélfia – TO a Carolina- MA; a pavimentação do trecho da Rodovia TO-110, entre o município de São Félix do Tocantins e o estado da Bahia, que liga os principais roteiros turísticos do Parque Estadual do Jalapão; e, por fim, a federalização da TO-335, que liga a fronteira do estado do Pará, no município tocantinense de Couto Magalhães, passando por Colinas do Tocantins, até o entroncamento de Palmeirante do Tocantins, onde fica o porto seco da Ferrovia Norte Sul, atuando como área de escoamento da produção dos estados do Tocantins e Piauí.

“As demandas que estamos levando até o Presidente atendem necessidades não só do Tocantins, mas de estados vizinhos e auxiliará na economia nacional”, pontua o governador Wanderlei Barbosa, ao destacar que o escoamento de produções agropecuárias do Estado é de grande relevância para o cenário econômico brasileiro. O Chefe do Executivo Estadual ressalta ainda que devido à pandemia da covid-19, o Estado enfrentou muitas dificuldades orçamentário-financeiras, o que trouxe obstáculos na consecução de projetos regionais.

Ainda durante a reunião preparatória da segunda-feira, 23, o governador Wanderlei Barbosa defendeu a disponibilidade de recursos para o Programa de Redução do Déficit Habitacional no Tocantins, a construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando os municípios de Caseara -TO e Santana do Araguaia- PA, e apresentou, como prioridade, a construção do Hospital Materno Infantil, incluindo a atenção especializada à saúde da mulher tocantinense.

O Fórum de Governadores, nesta sexta-feira, 27, na sede do Governo Federal, em Brasília, contará com a presença dos chefes do executivo dos 26 estados e do Distrito Federal.

(Kaio Costa/Secom).

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Essa é a penúltima Consulta Pública do PPA 2024-2027; e ocorre nesta terça-feira, 12, na Regional do Jalapão, com sede na cidade de Novo Acordo

Tradicional cavalgada foi realizada neste domingo, 30, e contou com a participação de 10 comitivas e 300 cavaleiros e amazonas da região

Prefeita Cinthia: "a primeira parcela do 13º Salário está na conta para saque amanhã cedinho”

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica ocorreu na segunda, 03, em Palmas

O evento, que reunirá lideranças políticas, comunitárias e apoiadores de todas as regiões da cidade

O evento, que contou com mais de vinte comitivas, foi um sucesso de público e evidenciou a força das festas tradicionais e religiosas no município